Como fazer um e-mail

Como fazer um e-mail, é uma expressão usada principalmente na língua falada, pode significar: criar uma conta de e-mail, ou também: escrever email. Em nossas publicações você encontra orientações sobre ambos. Veja por exemplo o artigo: Como criar e-mail, se a sua necessidade é abrir uma nova conta de e-mail, ali você encontrará todo o passo a passo para alcançar seu objetivo. Já o artigo: Como escrever e-mail, traz orientações sobre a forma mais adequada de escrever diversos tipos de e-mail.

Em seu e-mail, use um nome claro e simples

O que também é bom saber sobre uma das formas mais usadas de comunicação, é que ao “fazer um e-mail”, falando no sentido de criar uma conta de e-mail, você deve ficar atento a forma como ficará seu endereço. É aconselhável que antes do símbolo @, seja utilizada uma sequencia clara e simples de caracteres. Muito comum é o nome seguido do sobrenome, que tem algumas vantagens como:

  • Transmitem seriedade, o que é bastante válido para o caso de enviar currículo por email. Um endereço de email que começa com claudinhafofa@… por exemplo, provavelmente não é o ideal para fins profissionais;
  • Menor chance de erro ao digitar seu endereço de email, quando estiver preenchendo cadastros por exemplo;
  • Facilita a compreensão quando tiver que informá-lo ao telefone. A não ser no caso de nomes e sobrenomes estrangeiros, ou com grafia “exótica”, onde são usadas letras como “y” e “h”, só para o nome ficar diferente.
     
    PUBLICIDADE


Como fazer um e-mail, quando o endereço de e-mail já existe?

como fazer um e-mailAinda em relação ao nome, é bem comum que ao “fazer um email”, ou “criar um email”, aquele nome não está mais disponível, ou seja: alguém já está usando. Então uma possibilidade é inserir um ponto ou outro caractere entre seu nome e sobrenome. Abreviar ou repetir o sobrenome também pode dar certo.

Quantas contas de e-mail posso ter?

Você pode ter várias contas de e-mail. Algumas pessoas preferem fazer  um e-mail somente para fins profissionais e outro(s) para assuntos pessoais. É tudo uma questão de organização, cada um precisa analisar qual a forma mais prática de gerenciar seu sistema de comunicação. O importante é não esquecer de entrar no email, ou seja, verificar a caixa de entrada com freqüência, ao menos uma vez ao dia, já que uma vez divulgado seu endereço de e-mail, ele passa a ser usado para chegar até você.

Algumas dicas ao usar e-mail

  • Preencha o campo assunto, de forma curta, clara e objetiva;
  • Em caso de enviar conteúdo comprometedor, indique de alguma forma no campo assunto (pode ser usada a palavra Cuidado! ou: conteúdo perigoso);
  •  Não use letras maiúsculas para escrever todo o texto, pois palavras em caixa alta equivalem ao ato de gritar, na internet;
  • Cuidado com as informações em sua assinatura. Pense em sua privacidade e segurança, apenas adicione informações como endereço e número de telefone se julgar necessário/ conveniente;
  • O uso de abreviações e gírias, bem comuns na internet, devem ser evitados;
  • Os anexos devem ter menor tamanho possível, para facilitar a visualização por parte do destinatário;
  •  Se precisar traduzir a sua mensagem, fique atento para que não seja uma tradução literal, porém interpretativa. Em caso de dificuldade, peça ajuda a alguém .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *