Como escrever e-mail

Escrever um e-mail é simples, mas existem diversas formas de redigir uma informação por meio do correio eletrônico. Algumas pessoas acreditam que criar uma redação é fácil, porém acabam cometendo erros graves, fazendo que o conteúdo seja lido e entendido como algo amador. Veja a seguir algumas dicas sobre como escrever e-mail em diferentes situações.

Como escrever e-mail de cobrança

Cobrar é uma situação delicada tanto para quem exige o pagamento quanto para aquele que recebe a cobrança. Por isso, as pessoas precisam escrever e-mail de cobrança   devem ficar atentas a algumas dicas. Veja como escrever um e-mail de cobrança.

Ao iniciar o e-mail, o tom da escrita deve ser formal, pois o assunto é sério e profissional. Por mais que as partes envolvidas sejam amigos ou parentes, naquele momento a formalidade é imprescindível, pois passa a sensação de firmeza e seriedade perante ao assunto. Contudo, as pessoas devem prestar atenção para não cometer grosserias. Afinal, uma cobrança feita de forma mal educada pode não surtir efeito ou fazer com que o cobrado sinta-se no direito de não pagar. Vale ressaltar que: no Brasil, não há prisão por dívida. Assim, mesmo acionando a justiça, caso o devedor não tenha meios para honrar o pagamento, nada poderá ser feito.

Portanto, a melhor forma é agir de modo sério, educada e, caso seja possível, propor um acordo para que a cobrança tenha êxito. Este é o principal objetivo de escrever e-mail de cobrança.
PUBLICIDADE


Como escrever e-mail de reclamação

Uma reclamação deve ser feita com cuidado para não cometer excessos, pois, durante a escrita relatando os fatos e exigindo providências, as pessoas podem ficar nervosas e cometer gafes ou exageros. Veja como escrever um e-mail de reclamação.

O primeiro passo para escrever e-mail de reclamação é entender que a educação vem em primeiro lugar, pois a grosseria pode ocasionar a perda da razão. Além disso, os xingamentos ou afirmações sem provas podem constituir calúnia, injúria e difamação.

O reclamante precisa passar todas as informações completas, transparecendo que conhece os seus direitos e deveres. O tom firme e sério garante que o reclamado o trate com respeito e leve a reclamação aos próximos estágios para que tudo seja feito da melhor maneira possível.

Logo, a maneira correta de escrever e-mail de reclamação é descrever os fatos de forma completa e objetiva, solicitando providências e esclarecimentos. Todas as informações precisam ser escritas de modo firme e sério.

 

Como escrever e-mail enviando currículo

O currículo é a carta de apresentação de um profissional que deseja concorrer à vagas em uma empresa. Dessa forma, é necessário tomar cuidado com o que é escrito e o modo como o conteúdo é redigido. Veja como escrever um e-mail enviando currículo.

Os candidatos devem escrever uma mensagem para o recrutador se apresentando de forma profissional. Não é aconselhável falar sobre a vida pessoal, como situação financeira ou a necessidade de conseguir um emprego. Afinal, todos têm uma necessidade que julgam ser mais importante. O empregador vai julgar o perfil profissional. Além disso, este tipo de conduta prejudica durante o processo seletivo.

Ao escrever um e-mail com o objetivo de conseguir um emprego, é necessário escrever em português sem cometer erros. Caso o candidato tenha dúvidas, é possível consultar um dicionário antes de redigir qualquer informação. Erros de grafia demonstram falta de conhecimento básico. Muitas pessoas são eliminadas dos processos seletivos por não saberem escrever o português de forma adequada.

A melhor dica sobre como escrever um e-mail é: sempre ler o e-mail antes de enviar. Assim, é possível presumir como o leitor entenderá a informação escrita. Portanto, antes de começar a redação, siga as dicas sobre como escrever e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *